top of page

Desafio do 9º ano - Música que conta História

  • Foto do escritor: secretariadeeducacao
    secretariadeeducacao
  • 31 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

A proposta de atividade 12 para o 9º ano teve o tema "Música que conta história". O desafio dos estudantes foi criar uma playlist que representa algum período histórico ou situação social escolhida por eles. Alguns alunos da EMEF João Bueno Júnior destacaram-se com suas produções.


9º A

Professores Tutores: Clay Richard e Raquel Pereira Augusto

Aluna: Rebeca Almeida Fuzari de Lima

9ºB

Professores Tutores: Eliane de Morais Gerbi e Roberto Magalhães

Alunas: Ana Lívia de Oliveira Sousa e Isabely de Oliveira do Carmo

Aluno: Miguel Marcon Luciti

Aluna: Evellyn Pereira Ferreira


Nome-Evellyn Pereira 9°Ano B

Uma Playlist Interessante..

Bom vamos começar então com a música:Cidadão — Zé Ramalho

também fala sobre a desigualdade, mas vai ainda mais fundo: a letra nos alerta sobre o preconceito social.

O personagem da música nos conta sobre os lugares que ele ajudou a construir com as próprias mãos, e nos quais agora sequer pode entrar (e as vezes nem mesmo olhar.)

Diário de Um Detento — Racionais MC’s

Diferente de outros estilos, a crítica social faz parte da essência do rap. Em Diário de Um Detento, os Racionais MC’s narram a história da rebelião que ficou conhecida como o Massacre do Carandiru, quando 111 presos morreram.

Enquanto isso, a música nos faz entender um pouco sobre o dia a dia dentro da prisão, e sobre as falhas do sistema carcerário brasileiro.

O Teatro dos Vampiros — Legião Urbana

Todo mundo conhece Que País É Esse? como uma das músicas famosas com críticas sociais mais explícitas da história, mas ela não é a única canção do Legião Urbana que chama atenção para os problemas nacionais.

O Teatro dos Vampiros fala sobre o desemprego, a violência, e vários outros problemas que tiram o sono de muita gente.

Os assassinos estão livres, nós não estamos

A Rezadeira — Projota

A Rezadeira fala sobre a realidade das crianças nas periferias, crescendo em meio a um ambiente com muitas necessidades e poucas oportunidades. A Rezadeira é a mãe, que intercede para que o filho cresça são e salvo.

Deixa o menino jogar, que é sexta-feira. Pra proteger é que existe a rezadeira

A Carne — Farofa Carioca

Famosa na voz da rainha Elza Soares, A Carne foi lançada pelo grupo Farofa Carioca no fim da década de 90. Como fica bem claro, a música fala sobre o racismo.

Ela ressalta o modo como os negros são explorados e escravizados desde o começo da história que nós conhecemos sobre o Brasil.

A carne mais barata do mercado é a carne negra, que fez e faz história pra caralho segurando esse país no braço, meu irmão.

Maria da Vila Matilde — Elza Soares

Já que falamos em Elza Soares, não poderíamos deixar de citar Maria da Vila Matilde.

A música fala sobre a violência doméstica, mais um dos problemas sociais gravíssimos que fazem parte da nossa sociedade e permanecem sem solução.

Música e política, um caso de amor e ódio

Deu pra perceber que música e política sempre andaram de mãos dadas, né? Uma sempre criticando a outra, apontando defeitos, mas continuam inseparáveis — um verdadeiro caso de amor e ódio.

“Que País É Este?” (1987) – Renato Russo

O ano de 1987 foi prolífico em canções com referência à política. Nenhuma delas elogiosa. Um dos que estendeu a bandeira foi Renato Russo, vocalista e compositor da Legião Urbana. O protesto tornou-se tão simbólico que é hoje praticamente um ditado popular: “Que País É Este?”. A música aborda de forma direta episódios de corrupção e violência na política nacional: “Ninguém respeita a Constituição/ Mas todos acreditam no futuro da nação”.

Eu pesquisei me vários sites diferentes e percebi que isso não é nenhum % do tanto de músicas que refletem sobre alguma discussão social.. Achei interessante pois fui ouvir música por música.. pelo jeito cada uma foi bem feita em relação ao momento de cada ano

Commenti


© 2020 por Secretaria de Educação de Mogi Guaçu. Criado com Wix.com 

bottom of page